O Rolfing ® é um processo de educação no qual o cliente descobre modos mais inteligentes de usar seu corpo. Nesta reorganização corporal o tecido conjuntivo torna-se um importante foco de atenção terapêutica.
Através de toques específicos o terapeuta manipula o tecido conjuntivo que envolve e conecta nossos músculos e ossos (fáscias musculares), liberando a rigidez existente em segmentos corporais e realinhando-os em harmonia com a gravidade.
As fáscias alongadas permitem ao corpo libertar-se de padrões habituais de tensão. Com ajuda profissional o cliente aprende a auto observar-se, identificando seus padrões de movimento e de respiração, e descobrindo novos caminhos para desfrutar integralmente uma maior liberdade e leveza de movimentos.
Com a reestruturação corporal o corpo ganha equilíbrio e não precisa gastar tanta energia para realizar movimentos básicos como manter-se de pé e caminhar. Na medida em que estimula o autoconhecimento, a conquista de uma sensação de totalidade também contribui para a evolução pessoal.
"O corpo precisa alongar-se, equilibrar-se. Um corpo equilibrado fará surgir um ser humano melhor“ Ida P. Rolf (1896-1979)
Nascida em 1896 em Nova York, a Dra. Ida Pauline Rolf formou-se pelo Barnard College em 1916, e recebeu o título de PhD em Química Orgânica pela Universidade de Colúmbia em 1920. Em 1927, estudou Matemática e Física Atômica na Universidade Técnica Suíça em Zurique, e Medicina Homeopática em Genebra, além de se aprofundar em medicina quiroprática, osteopatia e yoga. Com base nestes estudos, começou a formar a concepção de que o corpo precisa alongar-se para obter equilíbrio.
Do encontro com o osteopata Tomas Morisson, produziu a ideia de que a estrutura determina a função. De 1920 a 1932, trabalhou no Rockefeller Institute, como pesquisadora em Quimioterapia e Química Orgânica. Durante a década de 1940, através do trabalho científico e das descobertas que realizou com pessoas cronicamente incapacitadas, começou a desenvolver o trabalho que viria a ser conhecido como Integração Estrutural.
Nos 30 anos seguintes, dedicou-se a desenvolver a técnica e seu programa de treinamento. A partir dos anos 1950, suas aulas passaram a atrair cada vez mais alunos, e a produzir publicações especializadas. Nesta década, conheceu Fritz Perls, criador da Gestalt Terapia, que a convidou para trabalhar em Esalen. Em 1967 iniciou a escrita do livro “Rolfing – A Integração das Estruturas Humanas”. Em 1970, aconteceu no Instituto Esalen nos Estados Unidos, o primeiro encontro de profissionais.
Até sua morte, em 1979, Ida Rolf dedicou sua vida ao trabalho, formando profissionais, planejando projetos de pesquisa, escrevendo e apresentando inúmeras palestras. Atualmente, seu método é respeitado e praticado em várias partes do mundo, beneficiando inúmeras pessoas na busca pelo equilíbrio e bem-estar.